Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Isaías 9:6


Conclamação

Todos os textos aqui postados são de minha autoria, salvo aqueles em que estiverem as devidas referências bibliográficas e links.
Devemos ser originais em nossas colocações, mas não imaginários e sim embasados tão somente nas sagradas escrituras e respaldados pela lingüística, ciência, história e legislação humana.




Direitos do Blog

O blog Jesus Cristo Príncipe da Paz tem seus direitos respaldados nos incisos IV, VI e IX do artigo 5º da Constituição Federal, abaixo transcritos:



IV – “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”

VI – “É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos, salvo o dos que contrariem a ordem pública ou os bons costumes.”

IX – “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”.



Respalda-se também Lei nº. 9610, de 19/02/1998, que rege o seguinte:

Art. 46: Não constitui ofensa aos direitos autorais:– a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e obra.





Pedi e dar-se-vos-á





“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. “


(Mateus 7:7)


É comum ouvir no meio cristão a máxima: “Pedi, Pedi e dar-se-vos-á,” atribuído sempre ao desejo de quem pede, contemplando conquistas, sejam elas profissionais, familiares e principalmente financeiras.

Contudo, a interpretação vulgar está errada, não eram bens matérias a que se referia Jesus quando o disse. Ele falava acerca dos dons espirituais, falava acerca do seu provedor, o Espírito Santo é isso que devemos pedir ao Nosso Pai celestial.


“Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?”


Lucas 11 : 13


No principio do texto citei “Pedi, Pedi”, fiz isso intencionalmente, para lançar em rosto esse “clichê evangélico”. Alguém em algum lugar achou que ficaria mais interessante dizer Pedi (2x). Então vemos isso se repetir a esmo nas congregações, ainda que não seja isto que está escrito na Bíblia.

Os erros de interpretação (tão comuns no meio evangélico) são em geral, manipulação com objetivo de defender doutrinas.
A quem mais interessa um “Pedi, Pedi e dar-se-vos-á” material, do que aos pastores e teólogos defensores e praticantes da Teologia da Prosperidade?


Os mesmos que pegam texto como o de Deuteronômio 28,onde diz: “te coloquei por cabeça e não por cauda” (versículo 13) referindo-se ao povo hebreu dentro do contexto da observância da Torah e consequentes bênçãos, e aplicam o mesmo para defender a doutrina de que o Cristão deve ser prospero financeiramente (total pretexto).


Para uma correta interpretação das palavras do Salvador, devemos retornar ao capítulo anterior, pois as palavras de Jesus são continuação de um mesmo assunto.

É digno de nota, salientar que os textos em grego e hebraico, não eram divididos em capítulos e versículos e também não possuíam epigrafes no principio de cada capítulo (o que é tendencioso). Ignorar esse ponto e ler os capítulos isoladamente por vezes conduz ao engano.

E no caso dos evangelhos, devemos compará-los, haja vista haver semelhanças e diferenças nas narrativas.


No capítulo 6 de Mateus, Jesus orienta a cerca de como dar esmolas, e principalmente sobre a oração. Critica a oração dos hipócritas, orienta como, e onde orar. Condena as vãs repetições. Dá-nos o exemplo da Oração do Pai Nosso (Mt 6:9-13), na sequência ensina como devemos jejuar e por fim nos admoesta a juntarmos riquezas no céu.


Aqui começa o divisor de águas para nós, a partir daqui entenderemos melhor o “Pedi, Pedi e dar-se-vos-á”.


Existem dois mundos o Olam Hazé (Mundo presente) e o Olam Haba (Mundo vindouro). Nos aguardamos pelo Reino de D’us e ele encontra-se no Olam Habá. É lá que devemos guardar nossos tesouros. Por essa razão o Apostolo Paulo nos adverte a pensar nas coisas que são de cima, ou seja, no mundo vindouro.


“Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; 


Colossenses 3 : 2


Do versículo 25 em diante, Jesus nos diz para não nos preocupar com coisa alguma, seja o que havemos de comer, seja o que havemos de beber ou o que vestir. Ele diz:


Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
(Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. “


(Mateus 6:31-34)


E dentro desse contexto que inicia o capítulo 7 de Mateus, Jesus orienta sobre a pratica de julgar o próximo, e em seguida assevera que devemos pedi ao Pai em oração (lembrando que ele principiou o capítulo anterior, justamente ensinando como orar e terminou dizendo o que devemos buscar).


Tendo tudo isso em mente, podemos ler Mateus 7:7 à 11, e compreendermos a que bens se referia Jesus.


“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.

Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.

E qual de entre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra?

E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente?

Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?”

Aqui está o que D’us nos dará se pedirmos, o que encontraremos se procurarmos e o que se abrirá se batermos...


“Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?”


Lucas 11: 13


Não se deixem enganar, Jesus não veio pregar riquezas materiais e dar fórmulas especiais de como consegui-las. Ele veio anunciar o Reino e nos convidar a participar, resgatando-nos do charco de lodo. Nos tirando do mundo sistema (esse no qual o que mais vale é o que temos e não quem somos).


“Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.” 

  (Mateus 6:8)

Shalom !