Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Isaías 9:6


Conclamação

Todos os textos aqui postados são de minha autoria, salvo aqueles em que estiverem as devidas referências bibliográficas e links.
Devemos ser originais em nossas colocações, mas não imaginários e sim embasados tão somente nas sagradas escrituras e respaldados pela lingüística, ciência, história e legislação humana.




Direitos do Blog

O blog Jesus Cristo Príncipe da Paz tem seus direitos respaldados nos incisos IV, VI e IX do artigo 5º da Constituição Federal, abaixo transcritos:



IV – “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”

VI – “É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos, salvo o dos que contrariem a ordem pública ou os bons costumes.”

IX – “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”.



Respalda-se também Lei nº. 9610, de 19/02/1998, que rege o seguinte:

Art. 46: Não constitui ofensa aos direitos autorais:– a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e obra.





Os animais também ressuscitarão? Vida eterna para eles?





Quem já não teve um bichinho querido que já morreu,  por certo todos gostaríamos de revê-los. Por essa razão algumas pessoas defendem um estranha doutrina que assevera que os animais também hão de herdar a vida eterna. Para tanto tomam o livro de Eclesiastes para defender essa tese.


Contudo, há distinção entre o homem e os animais. A Bíblia enfatiza essa diferença.


Vamos às Escrituras: 


Primeiro aspecto, o homem é um ser tricotômico (corpo, alma e espírito)


“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo.”


I Tessalonicenses 5 : 23 


“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hb 4:12


Os animais por sua vez são seres dicotômicos (corpo e alma).




“Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome. “


Gn 2:19


Conf.  Gn 1:20-21, 24 e 25




Os homens semelhantemente aos animais foram criados com elementos da terra, mas a distinção se deu no sopro (fôlego de vida / espírito / pneuma), somente o homem foi criado a imagem e semelhança de D'us.


“E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”


Gn 1:27


Por essa razão com a entrada do pecado se fez necessário um Salvador para humanidade, para restabelecer a ligação que anteriormente tínhamos com D'us.


O livro de Eclesiastes nos revela que somos iguais aos animais e não levamos vantagem alguma em relação a eles, mas isso deve ser devidamente compreendido.


Aqui Salomão fala de vida e morte, e nos esclarece que tanto o sábio como o tolo, o bom ou mal, os homens e os animais, igualmente morrem e vão para o mesmo lugar, a saber: ao pó. Mas isso não encerra a questão da vida eterna, observe que todas as profecias que tratam da ressurreição sempre se referem ao homem.


Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro; e todos têm o mesmo fôlego, e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade.
Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó.
Quem sabe que o fôlego do homem vai para cima, e que o fôlego dos animais vai para baixo da terra?



Ec 3:19-21


No capítulo 3, Salomão fez esse questionamento quanto ao fôlego (pneuma) dos animais e dos homens. Quem pode dizer que um sobe e outro desce. Não obstante no capítulo 12 desse mesmo livro, Salomão responde a essa pergunta.


Ele afirma que o corpo (pó) volta ao pó, mas o fôlego (pneuma / espírito) volta a D'us, ou seja, sobe.


"E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu" Ec 12:7


Fica claro que o pneuma no caso do homem faz parte de sua composição (tricotômico) e nos animais é simples fôlego de vida (dicotômico).




O Apóstolo Paulo também nos orienta acerca desse assunto.


“Nem toda a carne é uma mesma carne, mas uma é a carne dos homens, e outra a carne dos animais, e outra a dos peixes e outra a das aves.”


I Co 15:39


“Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante.
Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual.
O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o SENHOR, é do céu.
Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais.
E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial.”
 



I Co 15:45-49


No Reino Milenar de Cristo haverá animais, mas serão animais, que já existam quando da volta de Cristo e não seres ressurretos.


“E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará.”


Isaias 11:6


“O lobo e o cordeiro se apascentarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; e pó será a comida da serpente. Não farão mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o SENHOR.


Isaias 65:25


Salvo isso, simbolicamente vemos os quatro seres vivos (Ap 4:6 ) que na verdade são anjos (esse texto faz uma ponte com Ez 1:5-21), vemos os quatro cavaleiros e seus respectivos cavalos (Ap 6), que não significa que sejam animais ressurretos.


Fica uma pergunta para os que defendem que os animais também serão ressuscitados:


Qual será o lugar dos peixes nesse Novo Mundo, tendo em conta que não haverá mais os mares?




"E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe." Apocalipse 21 : 1


Nota: 


Há de se cuidar em não cair em uma crença panteísta, ao rebaixar o homem a condição dos animais ou elevar os animais a condição humana.


Esse tipo de doutrina abre precedentes para as mais diversas crenças pagãs, a exemplo a transposição da alma (reencarnação humana em animais e ou minerais)





Baruch HaShem Adonai !