Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Isaías 9:6


Conclamação

Todos os textos aqui postados são de minha autoria, salvo aqueles em que estiverem as devidas referências bibliográficas e links.
Devemos ser originais em nossas colocações, mas não imaginários e sim embasados tão somente nas sagradas escrituras e respaldados pela lingüística, ciência, história e legislação humana.




Direitos do Blog

O blog Jesus Cristo Príncipe da Paz tem seus direitos respaldados nos incisos IV, VI e IX do artigo 5º da Constituição Federal, abaixo transcritos:



IV – “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”

VI – “É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos, salvo o dos que contrariem a ordem pública ou os bons costumes.”

IX – “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”.



Respalda-se também Lei nº. 9610, de 19/02/1998, que rege o seguinte:

Art. 46: Não constitui ofensa aos direitos autorais:– a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e obra.





O Espírito Santo


O que em geral se sabe sobre o Espírito Santo de Deus está atrelado a crença trinitarista, dogmatizada pela Igreja Católica Apostólica Romana.. O Espírito é entendido como Deus assim como o Pai e o Filho, mas é correta essa interpretação?

 Vejamos:

"Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim."

João 15:26

O Espírito Santo procede do Pai,ou seja, tem sua origem no Pai, assim como o Cristo.

 "E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus."

Lc 1:35

 "O anjo respondeu: “O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que há de nascer será chamado Santo, Filho de Deus"

Lc 1:35 (Nova Versão Internacional)

Deus (Jeová) gerou a Jesus (O verbo) na carne através de Seu poder (o Espírito Santo).

O Espírito Santo é um com Deus (Jeová), o que não implica que seja um Deus em uma trindade, mas sim a manifestação de um único Deus.

Ele (O E.S) é presente nos homens desde sua criação, sendo que na Antiga Aliança estava sobre os homens e na Nova Aliança habita nos homens.

Sempre que os profetas falaram foi pela inspiração do Espírito Santo, ou seja, pelo próprio Deus. (II Pe 1:21)

 Observe os seguintes exemplos:


"Então ouvi a voz do Senhor, conclamando: “Quem enviarei? Quem irá por nós?” E eu respondi: Eis-me aqui. Envia-me!
Ele disse: “Vá, e diga a este povo: “Estejam sempre ouvindo, mas nunca entendam; estejam sempre vendo, e jamais percebam."

Isaías 6:9

 "Discordaram entre si mesmos e começaram a ir embora, depois de Paulo ter feito esta declaração final: “Bem que o Espírito Santo falou aos seus antepassados, por meio do profeta Isaías:
“ ‘Vá a este povo e diga: Ainda que estejam sempre ouvindo, vocês nunca entenderão; ainda que estejam sempre vendo, jamais perceberão."

Atos 28:25-26

Fica claro que o Senhor falava através de Seu Espírito.

“Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor: “Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.

Jr 32:33


"O Espírito Santo também nos testifica a este respeito. Primeiro ele diz:
 “Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor. Porei as minhas leis em seu coração e as escreverei em sua mente”"

Hb 10:15-16

O Espírito de Deus fala com o Nosso Espírito (que também provém de Deus).

"O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus."

Rm 8:16

Observe que o Espírito de Deus é parte de Deus como o espírito do homem é parte do homem, sem que necessariamente sejam distintamente homem e espírito.

"Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus."

I Co 2:11

Jesus é a fiel Testemunha (do Pai) "Ap 1:5, Ap 3:14" e de mesma sorte o Espírito Santo é a fiel Testemunha do Filho (Jesus) "Jo 5:32"



E de que forma é o Testemunho do Espírito Santo?

O Espírito Santo quando derramado pelo Pai sobre a carne (homens), os capacita a serem as Testemunhas de Cristo por todos os lugares, ou seja, o Testemunho do Espírito Santo é dado através da pregação do Evangelho.

 "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra."

Atos 1:8

E ninguém Testemunha que Jesus é o Senhor senão pelo Espírito de Deus.

"Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o SENHOR, senão pelo Espírito Santo."

I Co 12:3


A esmagadora maioria dos Cristãos contemporâneos crêem em um trindade compostas pelo Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Mas essa crença não é a que os Apóstolos e discípulos de Jesus compartilhavam no princípio da Igreja, mas nasceu com o advento do Catolicismo (325 d.C - no Concílio de Nicéia). Em momento mais oportuno farei uma postagem sobre a origem da crença trinitarista.
Mas o presente comentário é apenas para explanar melhor o entendimento sobre o Espírito Santo.

Não afirmo que o Espírito Santo seja apenas uma "força ativa", mas tão pouco um ser divino distinto que com outros dois seres seja um ser composto.

Para atestar que o Espírito Santo seja Deus (e não parte de Deus), usam passagens como estas:



"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas:" (Ap 2:7 a) ;

"E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis." (Rm 8:26) ;

 "Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse."

Jo 14:26

Num primeiro momento pode parecer que isso seja prova suficiente que o Espírito Santo seja um ser afinal, ele intercede, fala, ensina, etc.

Mas a bem da verdade isso é somente um recurso lingüístico empregado pelos escritores do Novo Testamento, Dá-se o nome de Antropomorfismo.


Crença ou pensamento que atribui formas ou atributos humanos a entidades abstratas ou seres não humanos.

Dicionário Aurélio. 

O mesmo sucede em passagens como está, onde o recurso lingüístico é antropopatia.
"Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. "

Ef 4:30

 Antropopatia é a atribução de sentimentos humanos a Deus. Observando que Deus é Espírito e não possui sentimentos iguais aos humanos, essa é uma forma que o homem usa para aproximar do seu entendimento os sentimentos de Deus.

Wikipédia 

No Antigo Testamento havia a presença do Espírito Santo (Espírito de Deus) como já atestei, mas não havia o emprego de atributos humanos para se referir a ele. Isso porque tal prática é neo-testamentaria.

E disse Faraó a seus servos: Acharíamos um homem como este em quem haja o espírito de Deus? 

Gênesis 41 : 38

E, levantando Balaão os seus olhos, e vendo a Israel, que estava acampado segundo as suas tribos, veio sobre ele o Espírito de Deus.

Números 24 : 2

E, chegando eles ao outeiro, eis que um grupo de profetas lhes saiu ao encontro; e o Espírito de Deus se apoderou dele, e profetizou no meio deles. 

I Samuel 10 : 10

Então enviou Saul mensageiros para trazerem a Davi, os quais viram uma congregação de profetas profetizando, onde estava Samuel que presidia sobre eles; e o Espírito de Deus veio sobre os mensageiros de Saul, e também eles profetizaram. 

I Samuel 19 : 20

Então foi para Naiote, em Ramá; e o mesmo Espírito de Deus veio sobre ele, e ia profetizando, até chegar a Naiote, em Ramá. 

I Samuel 19 : 23

E o Espírito de Deus revestiu a Zacarias, filho do sacerdote Joiada, o qual se pôs em pé acima do povo, e lhes disse: Assim diz Deus: Por que transgredis os mandamentos do SENHOR, de modo que não possais prosperar? Porque deixastes ao SENHOR, também ele vos deixará.

II Crônicas 24 : 20

O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida. 

Jó 33 : 4

Vê. O Espírito Santo no Antigo Testamento está sempre associado a profecia, ao poder de Deus.Não lhe é atribuído sentimentos ou atos humanos.E ainda assim é o mesmo Espírito.

O que quer dizer "outro consolador" (Paracleto) - Allos (semelhante) -

"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;"

Jo 14:16

Outro - significa "de mesma qualidade e mesma essência" em grego. 

Outro como Jesus. Em que sentido? Outro Deus? Não, o Espírito Santo, assim como Jesus procedem do Pai, e não compõe um único Deus com o Pai. Simples Assim.

Quem ressuscitou a Jesus? 

O Espírito Santo ressuscitou a Jesus ;

"E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, 
pelo seu Espírito que em vós habita." Rm 8:11

Deus ressuscitou a Jesus ;

"PAULO, apóstolo (não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Jesus Cristo, e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos), " Gl 1:1
Jesus ressuscitou por si mesmo ; 

"Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei." Jo 2:19 

"Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que 
esteja morto, viverá;"  João 11 : 25

Em suma, Jesus ressuscitou a si mesmo através do poder de Deus que nele habitava, ou seja Seu Espírito Santo.

O único pecado sem perdão é blasfemar contra o Espírito Santo.

O que significa blasfemar? 

Blasfêmia

Palavras que ultrajam a divindade, a religião, ou  pessoa ou coisa respeitável.

Por conseguinte blasfemar é proferir palavras ultrajantes.

Por isso Jesus disse:

"E a todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem ser-lhe-á perdoada, mas ao que blasfemar contra o Espírito Santo não lhe será perdoado."

Lc 12 : 10

"Qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo"

Mc 3 : 29



Blasfemar contra o Espírito Santo é o mesmo que blasfemar contra o próprio Deus.

"Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão." 

Ex 20:7


Blasfemar contra o Espírito Santo é negar ao próprio Deus, por isso Jesus disse que aquele que blasfemar contra ele (homem) será perdoado, mas blasfemar contra o poder de Deus com que atuava (Espírito Santo) é o mesmo que caluniar, o próprio Deus e para esse não há perdão.


Eis o contexto:


Jesus expulsara demônios, e o acusaram de fazê-lo pelo poder de Belzebu.


"E os escribas, que tinham descido de Jerusalém, diziam: Tem Belzebu, e pelo príncipe dos demônios expulsa os demônios."  Mc 3:22 

Jesus deixou claro que não era a ele que ofendiam mas ao próprio Deus.

 "Qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo (Porque diziam: Tem espírito imundo)." Mc 3:29-30





Em suma,

O Espírito Santo não é Deus, mas o próprio Deus (seu poder manifesto) ;

Jesus é o Espírito Santo são um com o Pai, ,mas isso não compõe um Deus em três e tão pouco três deuses em um ;

Tanto Jesus como o Espírito Santo são procedentes do Pai.

" Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só; 
há um só Senhor, uma só fé, um só batismo,
um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos."

Ef 4:4-6

Nota: Leia também Jesus Cristo o homem e a próxima postagem sobre a Trindade Cristã.


Nota: Não sou Testemunha de Jeová, mas sim Testemunha de Cristo.(At 1:8)

Nota: Há outros aspectos do Espírito Santo como por exemplo os dons espirituais, ou a tipologia do Espírito (óleo, pomba, fogo, selo, penhor) que não foram aqui abarcados, mas que são de suma importância cabendo sua explanação a uma futura postagem.



Shalom Aleichem !