Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Isaías 9:6


Conclamação

Todos os textos aqui postados são de minha autoria, salvo aqueles em que estiverem as devidas referências bibliográficas e links.
Devemos ser originais em nossas colocações, mas não imaginários e sim embasados tão somente nas sagradas escrituras e respaldados pela lingüística, ciência, história e legislação humana.




Direitos do Blog

O blog Jesus Cristo Príncipe da Paz tem seus direitos respaldados nos incisos IV, VI e IX do artigo 5º da Constituição Federal, abaixo transcritos:



IV – “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”

VI – “É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos, salvo o dos que contrariem a ordem pública ou os bons costumes.”

IX – “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”.



Respalda-se também Lei nº. 9610, de 19/02/1998, que rege o seguinte:

Art. 46: Não constitui ofensa aos direitos autorais:– a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e obra.





Anjos e demônios

 

Bem sei que este assunto é de conhecimento da maioria dos cristãos, mas considero ainda assim um assunto digno de explanação. As questões que serão abarcadas são: O que são os anjos, como é sua aparência, tem de fato poder, são maiores ou menores que os homens, dentre outras questões.

Vamos as Escrituras:

O que são os anjos:


A definição que temos sobre os anjos é que são espíritos. E os mesmos são enviados por Deus a favor dos eleitos. (Sl 103:20)



"Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?”

Hebreus 1 : 14

Existe uma doutrina que afirma que temos "anjos da guarda”, é correta essa afirmação?

"O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.”
 
Salmo 34:7

"Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.
"

Salmo 91:10-11

A bem da verdade não há um anjo específico para cada ser humano, não obstante os anjos de Deus de fato guardam os homens, mas não a
todos, tão somente os que TEMEM AO SENHOR.

A citação do Salmo 91 foi usada por Satanás para tentar a Jesus, conclamando o direito que lhe cabia (a Jesus) de evocar Seus anjos para que viessem a Seu auxilio.Mas Jesus o refutou também lançando mão das Escrituras.

"E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra."

Mateus 4 : 6

Mas de fato os anjos viriam prestar socorro  a  Jesus se essa fosse sua vontade, conforme podemos observar pelas suas próprias palavras em outro momento de extremo perigo.

"Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos?"

Mateus 26:53


Os anjos são maiores que os homens, tem eles de fato poder?

Sem sombra de dúvida, são maiores em termo de poder, e esse poder é manifesto em diversos momentos nas Escrituras.

"Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?
Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste."

Salmo 8:4

Um único anjo foi suficiente para destruir o exército dos Assírios, foi responsável pela morte de não menos que cento e oitenta e cinco mil homens em apenas uma noite.

"Então saiu o anjo do SENHOR, e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil deles; e, quando se levantaram pela manhã cedo, eis que todos estes eram corpos mortos. "

Isaías 37 : 36

Confira também: Ap 18:1, Ap 19:17

Nota: Há uma doutrina que assevera que o "Anjo do Senhor" é a teofania de Jesus Cristo na Antiga Israel. Não descarto essa possibilidade

Qual a aparência dos anjos? 

Os anjos são seres magníficos e de grande esplendor conforme nos atesta a Bíblia e muito semelhantes a Cristo em sua forma atual.(Ap 14:14)

"E levantei os meus olhos, e olhei, e eis um homem vestido de linho, e os seus lombos cingidos com ouro fino de Ufaz;
E o seu corpo era como berilo, e o seu rosto parecia um relâmpago, e os seus olhos como tochas de fogo, e os seus braços e os seus pés brilhavam como bronze polido; e a voz das suas palavras era como a voz de uma multidão.
"

Daniel 10:5-6

Esse foi o anjo visto por Daniel, muitos afirmam tratar-se de Jesus, mas essa possibilidade é nula, pois esse anjo não pode entregar a mensagem a Daniel, necessitando do socorro de Miguel para cumprir sua missão. É inconcebível a possibilidade de Jesus ser menor que Miguel em poder e tão pouco que um demônio de Satanás.


A semelhança existente entre ambos é devido ao corpo celestial que difere do corpo mortal. (I Co 15:40)


"E no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro.
E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo;
E os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas.
E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece.
 E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último;
E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre.
Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.

 Ap 1:13-18

Outra descrição: 

"E vi outro anjo forte, que descia do céu, vestido de uma nuvem; e por cima da sua cabeça estava o arco celeste, e o seu rosto era como o sol, e os seus pés como colunas de fogo;"

Ap 10:1

Confira também Ezequiel 1

O Rei Nabucodonosor também teve uma experiência com anjos, Ele pode contemplar a salvação enviada por Deus a favor dos três jovens na fornalha.


"Respondeu, dizendo: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho dos deuses."

Daniel 3:25


É ponto passivo entre a esmagadora maioria dos cristãos que esse quarto homem é Jesus em mais uma aparição teofanica, mas novamente discordo, para tanto seria necessário que Ele fosse descrito como o "ANJO DO SENHOR" como nas demais aparições.(Gn 16:10, Êx 3:)

Inclusive há alguns louvores que incentivam a adorar o  “ quarto homem da fornalha “. Na dúvida  Eu pessoalmente não aconselho a fazer isso para não acabar pecando por idolatria. ( Ap 22:8-9)


Nota: Lauriete - "O primeiro da fornalha" , Valquíria de Oliveira - "Adore o quarto homem da fornalha"


Anjos são seres assexuados?


Sim. Em sua forma natural, ou seja, espiritual.


"Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu."

Mateus 22 : 30 conf. (Mc 12:25)


 Anjos podem assumir outras formas, mais precisamente a forma humana? 


Sim. Essa também pode ser considerada uma teofania ou se preferir chamar de antropomorfismo.
Na forma humana os anjos são capazes de até mesmo relacionar-se com seres humanos. Para maiores esclarecimentos a esse respeito sugiro a leitura da seguinte postagem:




Alguns versículos que comprovam a teofania : Hb 13:2 , Gn 18:1-4 , Gn 19:1


Anjos têm livre-arbítrio?

Sim. A maior prova disso é Satanás (que era um anjo de luz "Ez 28:13-15") e Seus anjos, que escolheram rebelar-se contra Deus. (Is 14:12-14)

A partir dos versículos supracitados podemos aferir que os demônios são os anjos caídos.Mas para reforçar esse entendimento lancemos mão de mais um versículo.

"E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia;"

Judas 1:6

Os anjos e os demônios são organizados?

Sim. Lembrando que TODOS os demônios a princípio eram anjos. (Ap 12:9) Apesar de sua queda permanecem poderosos e organizados como antes de sua queda. Foram destituídos somente de Sua glória e claro da presença de Deus.

anjos - "Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia. "

Daniel 10 : 13

demônios - "Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais."

Efésios 6:12

Qual  é a habitação dos anjos?

No céu, junto a Deus. Mc 13:32 ,

Qual é a habitação dos demônios?

Muito diferente do que muitos asseveram, não é o inferno e sim as regiões celestiais. Lembrando que há três céus (II Co 12:2)  

"Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais."

Ef 6:12

"Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência."

Ef 2:2

Os demônios têm poder?

Sim, conforme citei, os anjos foram destituídos de glória e não de poder. Os anjos são muito poderosos, sendo assim o que impede que os demônios nos destruam? Os limites que Deus estabelece, Sua vontade soberana, a exemplo a história de Jó, onde primeiramente Satanás teve que receber a anuência de Deus para agir. (Jó 1:12) 
É digno de nota que há duas classes de pessoas: As que temem a Deus e são guardadas por Seus anjos (Sl 34:7), a estás o demônio só toca se Deus permitir. A outra classe são as que não temem a Deus, estás estão sujeitas a Satanás e nesse caso ele é livre para agir.(I Jo 5:19, I Jo 3:10),  A isso se dá o nome de LEGALIDADE.

Para maiores esclarecimentos leia a seguinte postagem: 


Os demônios podem assumir outras formas ?

Sim. Assim como os anjos, ambos têm as mesmas prerrogativas.

"E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz."

II Coríntios 11 : 14


Últimas considerações sobre os anjos:

A lei foi entregue por ordenação dos anjos (At 7:53-1, Gl 3:19, At 7:38) ;

A ceifa será feita pelos anjos (trigo e joio)  (Mt 13:30 e39 , Ap 14:14-20) ;

Eles transitam livremente entre o céu e a terra  (Gn 28:12 ) ;

Há um número incontável de anjos (Jr 33:22) ; 

São os anjos que conduzem a alma dos homens ao paraíso (Lc 16:22) ;

O arcanjo Miguel é o anjo protetor de Israel (Dn 12 : 1 , Dn 10 : 21) ;
 
Os anjos podem se classificar em Serafins (IS 6:2)  , Querubins (Ez 10:1) e Arcanjos (Jd 1:9) ;

Nota: Há os que defendem haver apenas UM ARCANJO, a saber: Miguel, e que o mesmo é Jesus Cristo. Mas essa doutrina não procede.

Para maiores esclarecimentos sugiro a leitura da seguinte postagem:


São citados ainda anjos fortes (Ap 5:2 , Ap 10:1, Ap 18:21) , anjo destruidor  (I Co 21:15, II Sm 24:15-17, Ex 12:23)

Salvo Miguel o único anjo que tem Seu nome revelado na Bíblia é Gabriel - o anjo mensageiro é que assiste diretamente a Deus. (Lc 1:19, Lc 1:26) ;

A tradição judaica e os apócrifos da versão Católica da Bíblia apontam o nome de outros anjos, a saber:

Os arcanjos  Rafael, Uriel, Sariel, Raguel e Remiel

 O substantivo  "anjo" pode ser entendido como uma forma genérica de se referir a qualquer uma das classes angelicais.

Os anjos são seres criados de forma distinta a humana, todos os homens descendem de um único homem (I Co 15:45, Gn 3:20) e uma única mulher, já os anjos foram feitos por Jeová e Jesus , um a um.(Cl 1:16)



Paz e Bem aos que leram.