Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Isaías 9:6


Conclamação

Todos os textos aqui postados são de minha autoria, salvo aqueles em que estiverem as devidas referências bibliográficas e links.
Devemos ser originais em nossas colocações, mas não imaginários e sim embasados tão somente nas sagradas escrituras e respaldados pela lingüística, ciência, história e legislação humana.




Direitos do Blog

O blog Jesus Cristo Príncipe da Paz tem seus direitos respaldados nos incisos IV, VI e IX do artigo 5º da Constituição Federal, abaixo transcritos:



IV – “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”

VI – “É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos, salvo o dos que contrariem a ordem pública ou os bons costumes.”

IX – “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”.



Respalda-se também Lei nº. 9610, de 19/02/1998, que rege o seguinte:

Art. 46: Não constitui ofensa aos direitos autorais:– a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e obra.





Jesus Cristo - O homem. Yeshua ben Yosef



O objetivo da presente postagem é abordar de maneira exaustiva a existência física do Senhor Jesus Cristo.
A despeito da crença de que Jesus seja ou não Deus, seja ou não um Deus Tri-uno ou Uno. O que nos interessa nesse momento é Sua humanidade.

Partamos da proposição de que Jesus é o Cristo (Yeshua Hamashiach) - o Filho do Deus Vivo (YHVH), e isso nos basta.

Para uma melhor explanação vou levantar questões e responder as mesmas.

1º. É preciso crer na suposta divindade de Jesus para sermos salvos ?

De forma alguma. Como já bem disse no princípio do presente estudo, independente de Jesus ser ou não Deus, em nada altera sua missão, e o processo em que se dá a Salvação Humana.

Vamos as Escrituras:

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

João 3:16


O texto áureo da Bíblia é bem claro : Deus deu Seu Filho Unigênito (único no gênero) para nos trazer Salvação.Mediante Nossa fé seremos salvos.


Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece. 

João 3 : 36


E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. 

João 17 : 3


2º. Jesus era Todo poderoso na carne. Tinha os atributos divinos ?


Novamente a resposta é não. Basta observar que o Ministério de Jesus iniciou logo após o Seu batismo. A saber: os milagres, as manifestações de Seu poder, a ordenação de Seus Apóstolos.
Podemos afirmar então que o poder manifesto de Jesus originou-se do Espírito Santo.



E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. 

Mateus 3 : 16


Independente da crença se o Espírito Santo é parte do Deus Tri-uno ou Deus Uno, ou ainda a manifestação do Poder de Deus, o fato é quando o Espírito Santo é derramado, há a visível manifestação do poder de Deus.
Basta vermos sua ação no Antigo Testamento (Tanach) onde o Espírito Santo é que capacitava os profetas, os Juízes a exemplo a força sobre- humana de Sansão.

E no Novo Testamento (B'rit Hadasha) o derramamento do Espírito Santo sobre toda a carne, conforme profecias contidas na Tanach (Joel 2:28-29 , Is 44:3, At 2:2, Mc 16:17-18) , capacitando-os a pregar o evangelho com sinais e prodígios (comumente chamado Pentecostes).


3º. Os principais atributos divinos são: Onisciência, Onipresença e Onipotência, Jesus detinha tais atributos enquanto homem ?

É claro que não. Jesus usou os meios de transporte de sua época para se deslocar "um lugar por vez" -  (Mt 14:13,Mc 5:21), Jesus podia sim realizar qualquer coisa, porque para isso não precisava Ser Deus , mas sim exercer fé, como ele mesmo disse. Aliás disse que Nós também poderíamos realizar grandes milagres tais quais realizou e ainda maiores SE crescemos.(Mt 21:21, Jo 14:12)
Jesus não era onisciente,Ele mesmo deixou isso patente.

Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai

Mt 24 : 36

4º. Jesus era 100% homem 100% Deus como afirmam a maioria dos Cristãos ?

A essa crença dá-se o nome de união hipostática. Foi dogmatizada no Concílio da Calcedonia em 451 d.EC
Afirma-se que Jesus em sua forma humana contemplava a natureza divina e a natureza humana. Isso por causa da concepção no ventre de Maria sem contato humano, mas sim através da  virtude do Espírito de Deus (Deus encarnado).
Os que creem dessa forma são chamados diofisistas e os que não crêem são monofisistas.

Eu sigo a corrente dos monofisistas. Para mim 100 + 100 = 200. Brincadeira a parte, Jesus foi sim, concebido de forma sobrenatural (sem conjunção carnal), mas de forma alguma isso implica que Ele seja por essa razão Deus na carne.

Veja porque nas Escrituras:

I. Jesus não sabia todas as coisas e foi necessário educá-lo e intruí-lo, o que não seria necessário se fosse Deus na carne (pressupondo a onisciência intrínseca a Deus). Seu crescimento se deu física, espiritual e intelectualmente.

E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.  

Lucas 2 : 52

II. Era necessário que Jesus em tudo fosse tentado tal qual ocorre conosco, para que resistindo se consolida-se como Salvador. Ou seja, Jesus nasceu sem pecado (clique aqui e leia a postagem Jesus - o homem sem pecado), mas era necessário permanecer sem pecado para vencer o inimigo.Se Ele fosse Deus na carne, seria por demais simples para Ele resistir ao mal, haja vista que Deus a ninguém tenta e por ninguém pode ser tentado. (Tg 1:13)

Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo.
Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.
 

Hebreus 2:17-18

III. Somente após a ressurreição Jesus declarou que lhe foi dado Todo o Poder, pressupõe-se que se Jesus tivesse de fato duas naturezas enquanto homem seria no mínimo redundante dizer que o poder lhe era dado, haja vista TODO O PODER (onipotência) ser uma característica intrínseca de Deus.

E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.

Mateus 28:18



IV. Jesus demonstrou muito dos atributos humanos, desde alegria e tristeza até ira e medo.

Jesus chorou (João 11:35) ; Irou-se (Mt 21:12 , Jo 2:13-16) ; Encheu-se de íntima compaixão (Mt 14:14) ,

Sentiu medo ( Mc 14:35-36), Entristeceu-se profundamente (Mc 14:34).


Nota: Irar-se não implica que haja pecado, são coisas distintas. No caso de Jesus foi o que chamamos ira de justiça.(Ef 4:26-27)


Muitas outras razões poderiam aqui ser listadas em oposição ao dogma da união hipostática, mas creio que as quatro  supracitadas sejam suficientes.
No entanto é digno de nota lembrar que esse dogma foi criado para dar concordância com o dogma da trindade onde estabelece que Jesus é a 2º. pessoa divina do Deus tri-uno. (Concílio de Nicéia 325 d.EC) Então nada mais lógico para a igreja Católica que Deus tenha se manifestado na carne.

 Se o fato de Jesus ter sido concebido sem conjunção carnal for subsídio suficiente para afirmar que Ele é Deus encarnado, então posso afirmar sem medo de errar que Adão também o é, afinal Ele também não possui pais humanos, mas fora criado diretamente por Deus. Percebe a falácia ?

 Todo o protestantismo e o evangelicalismo bebem da fonte de Roma, para a vergonha Nossa.



Jesus o profeta

Jesus nos veio como Salvador, isso é um axioma, mas não devemos esquecer que Jesus foi enviado como profeta a nação de Israel.
Sua vinda havia sido profetizada por Moisés, era esperado um profeta semelhante a Ele (Moisés).(Dt 18:15, 18)

Certa ocasião ouvi o testemunho de um judeu convertido a Cristo (na CCB), onde Ele expos o paralelismo que há entre Cristo e Moisés. Tirando a fé de que Jesus seja Deus ou Filho de Deus, e focando apenas no seu oficio profético, para os judeus Ele (Jesus) não é maior que Moisés.

Jesus andou sobre a água (Mt 14:25) , Moisés abriu o Mar Vermelho (Ex 14:16) ;

Jesus multiplicou os pães (Mt 14:19), Moisés tirou água da rocha (Nm 20:11) ;

Jesus transformou a água em vinho (Jo 2:7-9) , Moisés transformou o Rio em sangue.(Êx 7:20) ;

Com isso não digo que Moisés é maior que Jesus, mas traço o paralelo profético de ambos.

De mesma sorte Jesus ressuscitou mortos, o profeta Eliseu também (II Rs 4:8-37) , e ainda Josué parou o sol (Js 10:3) , Elias fez com que não chovesse por três anos (Tg 5:17), e muitos outros milagres estão registrados entre os profetas.

O que tudo isso prova ? Que não era preciso que Jesus fosse Deus na carne para realizar grandes obras, mas sim que o Espírito de Deus fosse sobre a vida dele e que Sua fé fosse suficiente para tanto.

E isso de alguma forma desmerece a Cristo, muito pelo contrário, realça Seus atributos como homem de Deus, Sua missão, Seu sacrifício, haja vista ser homem como todo homem (salvo pela sua concepção de forma única), e ainda assim ter sido forte, fiel e verdadeiro para com  Deus (YHVH).



Não é o Jesus Deus, ou o Jesus Filho de Deus que ganhou o mundo e rompeu as barreiras das crenças, mas sim o Jesus profeta, o Jesus Homem.
O propagação da verdade eterna de Jesus como Filho de Deus e Salvador dos homens é incumbência da Igreja divulgar, mas Seus ensinamentos transcenderam as fronteiras, Ele é conhecido e respeitado pelos budistas, pelos indianos, pelos mulçumanos e inúmeras crenças distintas a essas.

Que fique claro que a rejeição de outras religiões e de outras países a Cristo em parte se dá não pelo Cristo em sí, mas pela abordagem mal feita por parte de representantes da Igreja ao longo da história, com atos de violência e intolerância, como os registrados nos anais da história pela  Santa inquisição, Cruzadas, Reforma Protestante, Contra Reforma, etc. 
 
"Não conheço ninguém que tenha feito mais para a humanidade do que Jesus. De fato, não há nada de errado no cristianismo. O problema são vocês, cristãos. Vocês nem começaram a viver segundo os seus próprios ensinamentos."


Mahatma Gandhi



Num segundo momento estarei fazendo duas novas postagens onde abordarei com mais detalhes, Jesus e as religiões não cristãs e Jesus pré-existente. Que junto com a presente postagem encerra a compreensão da pessoa, missão e origem de Jesus o Cristo.


Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; 

Filipenses 2 : 9



Shalom Chaver !