Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Isaías 9:6


Conclamação

Todos os textos aqui postados são de minha autoria, salvo aqueles em que estiverem as devidas referências bibliográficas e links.
Devemos ser originais em nossas colocações, mas não imaginários e sim embasados tão somente nas sagradas escrituras e respaldados pela lingüística, ciência, história e legislação humana.




Direitos do Blog

O blog Jesus Cristo Príncipe da Paz tem seus direitos respaldados nos incisos IV, VI e IX do artigo 5º da Constituição Federal, abaixo transcritos:



IV – “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”

VI – “É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos, salvo o dos que contrariem a ordem pública ou os bons costumes.”

IX – “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”.



Respalda-se também Lei nº. 9610, de 19/02/1998, que rege o seguinte:

Art. 46: Não constitui ofensa aos direitos autorais:– a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e obra.





Os quatro Tiagos



O O nome Tiago no Novo Testamento causa uma certa confusão entre os cristãos, afinal quem foi Tiago ou melhor quem foram os Tiagos ?
             
       Vamos as Escrituras:    
 
      Os quatro Tiagos: 

Tiago, o filho de Zebedeu, é um dos doze apóstolos (Mt 10:2), é irmão do apóstolo João (Mt 10:2) . Era íntimo de Jesus assim como seu irmão (João) e Pedro (Mt 17:1; Mc 5:37; 9:2; 14:33), é o primeiro apóstolo martirizado, foi morto por Herodes (At 12:2). Esse é "Tiago, o maior" 


Tiago, o filho de Alfeu (ou Cléopas, ou Clopas) e de Maria (a irmã de Maria, a mãe de Jesus, Jo19:25), é primo de Jesus, também é um dos doze apóstolos de Cristo (Mt 10:3), é irmão de José (Mc 15:40), e é chamado de "Tiago, o Menor"  (Mc 15:40).



Tiago, o irmão de Jesus (Mt 13:55; Mc 6:3; Gl 1:19) Assim como todos os irmãos de Jesus, não creu nele durante durante sua vida (Mc 3:21; Jo 7:5), andou enciumado e antagonizando-O (Jo 7:3-8) e longe dele (Mc 3:31-32), mas, após a ressurreição, Cristo lhe apareceu (1Co 15:7) e, então arrependeu-se, juntou-se a Igreja juntamente com o restante de sua família (At 1:14)
Tornou-se o lider da Igreja em Jerusalém (At 12:17; 15:13; 21:18; Gl 1:19; 2:9,12).




Tiago, irmão do apóstolo Judas (Lc 6:16; At 1:13). Este Tiago não é apóstolo, nem é irmão de Jesus (porque este Judas não é irmão de Jesus, esse é Lebeu apelidado Tadeu - Mt 10:3)


Nota 01- Nome dos irmãos de Jesus :

Tiago, José, Simão e Judas (Mt 13:55-56), além de irmãs (Mc 6:3)


Nota 02 - Nome dos doze apóstolos de Jesus :

André, Bartolomeu (Natanael),Tiago (Filho de Alfeu), Tiago (Filho de Zebedeu),  João,   Judas Tadeu , Judas Iscariotes,  Mateus, Filipe, Simão (Pedro), Simão Zelote e Tomé. (Mt 10:2-4)

Nota 03 - Dois Alfeus :

Possivelmente haviam dois "Alfeus", sendo um o pai de Tiago (Lc 6:15 , Mc 3:18, Mt 10:03) e o outro o pai de Mateus (Mc 2:14) também chamado Levi (o publicano) - um dos doze apóstolos.

Não deve tratar-se da mesma pessoa, pois não há menção de que Tiago (o menor) seja irmão de Mateus.São citados como irmãos de Tiago (o menor) apenas José e Salomé (Mc 15:40)

 Nota 04 - Tiago maior e Tiago menor

Refere-se tão somente a estatura de ambos.


Nota 05-  A epístola de Tiago

 Foi escrita pelo Tiago irmão do Senhor. Foi direcionada as ovelhas dispersas da casa de Israel.(Tg 1:1)



Shalom Chaver !