Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Isaías 9:6


Conclamação

Todos os textos aqui postados são de minha autoria, salvo aqueles em que estiverem as devidas referências bibliográficas e links.
Devemos ser originais em nossas colocações, mas não imaginários e sim embasados tão somente nas sagradas escrituras e respaldados pela lingüística, ciência, história e legislação humana.




Direitos do Blog

O blog Jesus Cristo Príncipe da Paz tem seus direitos respaldados nos incisos IV, VI e IX do artigo 5º da Constituição Federal, abaixo transcritos:



IV – “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”

VI – “É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos, salvo o dos que contrariem a ordem pública ou os bons costumes.”

IX – “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”.



Respalda-se também Lei nº. 9610, de 19/02/1998, que rege o seguinte:

Art. 46: Não constitui ofensa aos direitos autorais:– a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e obra.





Ressurreição ou Reencarnação? O que a Bíblia ensina.

Será a promessa de Cristo, uma volta a existência humana de forma cíclica para que assim atinjamos um grau de perfeição e santidade dignas para habitarmos com Deus?

Para saber de fato isso precisamos discernir entre reencarnação e ressurreição a luz da Bíblia.

Reencarnação

Segundo um site espírita a definição seria esta:

"Reencarnar significa voltar à carne novamente, tornar a nascer.

Reencarnação equivale a renascimento, Usa-se outro termo também: palingenesia (ou palingênese) que etimologicamente provém do grego: palin = de novo, e gignomai = gerar, isto é: novo nascimento."

http://www.comunidadeespirita.com.br

Na prática seria o seguinte:

O ser humano, vive sua existência, ao término dela vai para o mundo espiritual e depois de um período que nem sempre é o mesmo (varia entre cada espírito) retorna a vida em uma nova existência, onde tem a oportunidade de resgatar as falhas cometidas na vida anterior.

Em geral os espíritos reencarnam na mesma família, onde ora um espírito pode ser o pai e na outra vida o filho, etc.

O conceito espírita vai muito, além disso, mas o princípio é esse.

A salvação depende das obras realizadas nas inúmeras vidas, segundo o fundador da religião espírita Alan Kardec.

A religião espírita defende que os ensinos de Jesus sobre "nascer de novo" foram com esse prisma.

Ressurreição

do lat. ressurrectione - significa ato ou efeito de ressurgir, ressuscitar; regresso da morte à vida; ato de reaparecer depois de haver morrido.

A Ressurreição segundo o cristianismo católico e protestante é quando o indivíduo morre e volta a viver no mesmo corpo, sendo a mesma pessoa.

A Bíblia tem alguns exemplos disso.

"FOI, pois, Jesus seis dias antes da páscoa a Betânia, onde estava Lázaro, o que falecera, e a quem ressuscitara dentre os mortos.
Fizeram-lhe, pois, ali uma ceia, e Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele."
Jo 12:1-2

Veja a clareza do texto, Lázaro fora ressuscitado e Lázaro era um que servia a mesa tempos depois da ressurreição.

Outro exemplo:

"Houve mulheres que, pela ressurreição, tiveram de volta os seus mortos. Uns foram torturados e recusaram ser libertados, para poderem alcançar uma ressurreição superior; " Hb 11:35

Mulheres tiveram seus mortos de volta, então analiticamente está claro que voltaram a vida com a mesma existência anterior, assumindo suas posições de esposos.

Mas esses que ressuscitaram voltaram a morrer, essa ressurreição foi temporária, a Bíblia relata outro tipo de ressurreição nos mesmos parâmetros, mas com o diferencial de ser eterna.

A Bíblia esclarece que ela será comum a todos, bons ou maus.

"E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno." Daniel 12:2

Em suma, ressurreição é renascer, mas no mesmo corpo sendo a mesma pessoa, não em um corpo novo e uma nova existência como acredita-se com relação a reencarnação.

"Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção." I Co 15:42

A passagem abaixo é empregada tanto pelos defensores da reencarnação como da ressurreição.

Jesus conversando com um dos principais dos fariseus disse:

"Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” João 3: 3

E o que seria esse novo nascimento? Pela ótica católica / protestante significa o seguinte:

Nicodemos achou que pudesse voltar ao ventre de sua mãe, e indagou como isso seria possível, mas Jesus esclareceu que não se tratava desse tipo de nascimento, mas de outro.

"Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?

Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus." João 3 : 4-5

Aqui está, água e espírito. O que significa isso?

Água - refere-se ao Batismo e Palavra da verdade ; (I Jo 5:8 , Jo 17:17)

"Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos." Colossenses 2 : 12

Nos morremos com Cristo no batismo (somos encobertos pelas águas) e ressurgimos (nascemos de novo) voltamos a vida com Cristo, porém transformados em Nova Criatura.

"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." II Coríntios 5 : 17

Espírito -refere-se ao Espírito Santo ;

"Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa." Efésios 1 : 13

Quando aceitamos a Jesus como Nosso Senhor e Salvador, devemos ser batizados e quando isso ocorre passamos a ser selados com o Espírito Santo de Deus.

É bem verdade que se poderia entender esse novo nascimento pela ótica da reencarnação.

Então vamos ver outras passagens que ilucidam bem o assunto.

Jesus reencarnou?

"De outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo. Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo." Hb 9:26

Voltou no mesmo corpo, agora glorificado, sendo o mesmo Jesus e não em uma nova identidade.

"Vejam as minhas mãos e os meus pés. Sou eu mesmo! Toquem-me e vejam; um espírito não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho". Lucas 24: 39

O que acontece ao homem depois que morre?

"E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo" Hb 9:27

"Assim como a nuvem se desfaz e passa, assim aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir. Nunca mais tornará à sua casa, nem o seu lugar jamais o conhecerá." Jó 7:9-10

Os patriarcas reencarnaram ou aguardam a ressurreição?

"mas os que forem considerados dignos de tomar parte na era que há de vir e na ressurreição dos mortos não se casarão nem serão dados em casamento,
e não podem mais morrer, pois são como os anjos. São filhos de Deus, visto que são filhos da ressurreição.
E que os mortos ressuscitam, já Moisés mostrou, no relato da sarça, quando ao Senhor ele chama ‘Deus de
Abraão, Deus de Isaque e Deus de Jacó’.
Ele não é Deus de mortos, mas de vivos, pois para ele todos vivem”. Lc 20:35-38

Aqui nesta passagem não só é esclarecido que os patriarcas permanecem vivos depois da morte, mas aguardam a ressurreição, como nos mostra também que depois da ressurreição prometida por Jesus Cristo, nunca mais haveremos de morrer pois seremos como os anjos.

Uma das crenças defendidas pelo espiritismo , é que pelo processo reencarnatório atingiremos o status de anjo ao longo de muitos séculos.

E Jesus nos diz que depois que morremos, e ressuscitados atingimos esse status, através de um único sacrifício Seu e de morrermos e ressuscitarmos uma única vez .

Então para encerrar, a ressurreição é a promessa de Deus de vida eterna no corpo da qual Jesus é o primogênito (primeiro no gênero) (Cl 1:18) , e há também há a ressurreição temporal, que foi realizada por Jesus e seus discípulos (At 9:37-41) além dos profetas, a exemplo de Eliseu (I Rs 8:5), além de alguns relatos contemporâneos (casos poucos e especiais).

Já a reencarnação não se encontra nas Sagradas Escrituras, não uma passagem sequer de um homem que tenha voltado a vida com outra identidade.
O único caso em que se apóiam os defensores da reencarnação é em Elias e João Batista.
Mas que é facilmente explicável.

"E eles responderam: João o Batista; e outros: Elias; mas outros: Um dos profetas."

Marcos 8 : 28

Mas João Batista não poderia ser o Elias por duas razões:


1º. Elias apareceu a Jesus Cristo no monte da transfiguração.

"Enquanto orava, a aparência de seu rosto se transformou, e suas roupas ficaram alvas e resplandecentes como o brilho de um relâmpago.
Surgiram dois homens que começaram a conversar com Jesus. Eram Moisés e Elias.

Apareceram em glorioso esplendor, e falavam sobre a partida de Jesus, que estava para se cumprir em Jerusalém." Lc 9:29-31

Elias viveu 850 anos (aproximadamente) antes de Jesus.

Tempo suficiente para uma reencarnação.

E uma segunda razão é o fato que segundo a doutrina espírita nós assumimos a aparência e a personalidade de nossa última existência.

Partindo dessa premissa quem deveria ter apararecido no monte da transfiguração era João Batista e não Elias, uma vez que João Batista seria a encarnação mais recente.

Encerro com as palavras de Paulo:

"Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão?
Insensato! o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer.
E, quando semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas o simples grão, como de trigo, ou de outra qualquer semente.
Mas Deus dá-lhe o corpo como quer, e a cada semente o seu próprio corpo."
I Co 15: 35-38